operaçoes com taxas de juros
Curso: Processos Gerenciais
Profª Ms. Elen Priscila Stivam
OPERAÇÕES COM TAXAS DE JUROS
No mercado financeiro e nas operações bancárias e comerciais, a palavra taxa é empregada de várias formas, ou seja, diversos conceitos são abordados em diferentes situações. Aqui veremos a aplicabilidade das taxas de juros do ponto de vista da matemática financeira.
Conforme o Banco Central do Brasil S.A., as taxas de juros de cada instituição financeira representam médias geométricas ponderadas pelas concessões observadas nos últimos cinco dias úties, período este apresentado no ranking de cada modalidade de operação de crédito. Como, em geral, as instituições praticam taxas diferentes dentro de uma mesma modalidade de operação de crédito, a taxa média pode diferir daquela cobrada de determinados clientes. Nesses casos, o cliente deve procurar a respectiva instituição financeira para obter mais esclarecimentos. A taxa de juros total representa o custa da operação para o cliente, sendo obtida pela soma da taxa média e dos encargos financeiros fiscais.
Na verdade, entendemos que as taxas são maiores ou menores dependendo do tempo e principalmente do risco em que são negociadas. Para melhor compreender esses conceitos, vamos observar a seguinte tabela de taxas e sua relação com o risco:
Do ponto de vista de quem possui recursos financeiros:
Taxa (a.m) Aplicação Considerações
0,5% Poupança A poupança, por ser um recurso considerado um dos mais seguros tende a oferecer o menor risco e, consequentemente, a menor taxa de remuneração.
4% Amigo Emprestar dinheiro a um amigo pode representar risco maior para receber os recursos.
20% Bolsa de Valores No caso das bolsas de valores este risco é mais iminete, pois o mercado financeiro constantemente sofre ataques especulativos que podem aumentar ou diminuir a remuneração.
150% Contravenção Tudo aquilo que estiver relacionado à ilegalidade tende a remunerar melhor