História e definição da taxa de juros
Exercício de Revisão de Conteúdo
Comente a forma pela qual se dá a formação da Taxa de Juros no Mercado Financeiro, desde a sua formação primária (saldo de dívida do Governo) até os agentes tomadores e doadores de recursos, representados pelos agentes (Pessoas Físicas e/ou Jurídicas) que precisam de recursos financeiros e/ou estão dispostas a aplicar os recursos no mercado.
Lembre-se de comentar o que é o mercado SELIC e CETIP, bem como o que é o Curto Prazo e o que é o Longo Prazo sob o aspecto financeiro.
Comente, também, como o Mercado Financeiro colabora para orientar uma Empresa na sua Tomada de Decisão de Investimento em seus Negócios.
Envie a resposta via Portal FAAP-Pós até a data combinada em aula!
Bom Exercício a todas e todos!
História e definição da taxa de juros A palavra usura era utilizada antigamente como sinônimo de juro. Essa prática era proibida, pois se acreditava que dinheiro não poderia gerar dinheiro. A cobrança de juros era considerada uma forma de se explorar uma pessoa que estava passando por uma situação difícil, portanto todos os empréstimos financeiros deveriam ser realizados sem cobrança sem nenhuma taxa. Com o sistema financeiro evoluindo, os pensadores da época começaram a achar justo que o credor recebesse uma parte dos lucros obtidos com seu empréstimo, sob a forma de juros. No final do século XV surgiram as primeiras tabelas disciplinando e limitando os valores cobrados pelo empréstimo de dinheiro. Passou-se então a distinguir juro de usura. Juro era a taxa cobrada dentro dos valores estipulados por uma tabela prevista em lei; Usura passou a ser o termo utilizado para se referir à cobrança de taxas superiores ao limite máximo permitido. Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo do