Como são definidas as taxas de Juros.
O Copom é o Comitê de Política Monetária, criado em 20 de junho de 1996 e ligado ao Banco Central. Seu principal objetivo é estabelecer as diretrizes da política monetária brasileira e definir a taxa de juros.Desde 1999, as decisões do Copom passaram a ter como alvo a garantia do cumprimento das metas para a inflação, que são definidas pelo Conselho Monetário Nacional O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. A taxa Selic é a principal taxa de juros no Brasil, pois ela serve de referência para praticamente todas as demais taxas de juros. O que muita gente não sabe é que ela não é definida pelo Banco Central do Brasil. Conforme a definição feita pelo Banco Central, a taxa Selic é a taxa apurada no Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
- “Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação”.
E o que vem a ser o termo “Selic”? Selic é o acrônimo de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, sendo o depositário central dos títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. Este sistema processa a emissão, o resgate e o pagamento de juros, além de custodiar os títulos. Assim, toda e qualquer operação feita com títulos públicos federais passa obrigatoriamente pelo Selic. Apesar destes títulos serem muitas vezes referenciados como “papéis”, na verdade, eles não são mais impressos,