macroeconomia
A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
Também conhecida como teoria da renda, podemos dizer que a macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Por exemplo, essa teoria considera apenas o nível geral de preços, e não atende as mudanças dos preços dos bens das diferentes indústrias.
Quem resolve os problemas relacionados à macroeconomia é o Governo. Ele é o agente econômico prioritário, pois propõe soluções para os diversos problemas econômicos e tem à sua disposição o instrumental econômico necessário. A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas, e os objetivos de políticas macroeconômicas são:
Crescimento econômico (aumento da compra e venda de serviço e produtos)
Elevação do nível de emprego
Estabilidade econômica (inflação sob controle, nível de preço sob controle)
A melhor distribuição de renda
Ex: alto nível de emprego, assim, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos