microeconomia e macroeconomia; métodos quantitativos; ética, politica e sociedade, seminário
Q 1 )A inflação(queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. é usada para se referir ao aumento geral dos preços em um país ou região.)é ruim para a economia de um país,quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro, como por exemplo num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra. Quando a inflação esta em um nível baixo acontece a estabilização dos preços ou seja o valor dos produtos não aumentam.
A inflação já foi o grande drama da economia brasileira, a partirdos anos 1980, vários planos fracassaram na tentativa de impedir o seu crescimento. Mas, desde 1994, com a implantação do Plano Real, ela está relativamente sob controle. taxa de juros (Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado).
Quando a empresa tem dinheiro sobrando em caixa ela empresta para o banco passar para terceiros mais para que isso aconteça a empresa cobra uma taxa de remuneração porém quando a empresa tem uma divida de longo prazo e a taxa de juros sobe a empresa terá que pagar mais juros já se a empresa tiver muito dinheiro emprestado logo terá menos dinheiro sobrando em caixa ou seja a margem ilíquida vai baixar.
Como o exemplo o FED ( O Banco Central dos Estados Unidos) banco central dos estados unidos,para manter a inflação sob controle, o Fed pode elevar a taxa de juros dos fundos federais, que são os juros que os bancos pagam sobre os empréstimos que eles fazem da reserva federal. Vamos imaginar que o FEDseja como um cartão de crédito para os bancos Quando