Matemática financeira
Adenilson Petry
Prof. Ivandel Hambus
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Negócios Imobiliários (LOD0081) e Logística – Prática Módulo II
23/11/11
1 TEMA/ASSUNTO
Tema: Matemática Financeira.
Assunto: Aborda a História da Matemática financeira e seus conceitos básicos, tratando também de Capital, Juros Simples, Juros Compostos e Taxas de Juros.
2 OBJETIVOS
1. Conhecer as causas e a forma como surgiu a Matemática Financeira, bem como entender seus conceitos básicos.
2. Compreender a diferença entre Juros Simples e Juros Compostos e quando eles são usados.
3. Conhecer os diferentes tipos de taxas.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Utilizaremos como tipologia a prática simulada, e iremos ministrar uma aula com o tema “Matemática Financeira”.
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira está presente em nosso dia a dia desde a Antiguidade, e alguns de seus princípios se mantém até a atualidade. Ela foi sendo introduzida paulatinamente, sendo no princípio usada para o comércio e para as finanças resultantes das trocas.
A idéia de juros apareceu quando o homem percebeu a estreita ligação entre tempo e capital. Ou seja, quando o homem percebeu que a moeda tinha um valor temporal, assim, um capital emprestado possuia um valor que deixou de ser investido, e por isso merecia uma compensação. As políticas relativas a juros foram sendo ajustadas com o passar do tempo, mas ainda hoje podemos observar resquícios das práticas antigas.
Na Antiguidade, as recompensas pelos empréstimos (juros) eram pagos com bens agrícolas (sementes, sal etc.) ou pecuários (gado). Os empréstimos de sementes geralmente eram ajustados para serem pagos na próxima colheita, isso levava a média de um ano, por isso, a base das recompensas (juros) eram feitas sobre uma base anual, demonstrando aí a idéia do prazo de pagamento. O gado e o sal foram importantes