Atuaria01

6948 palavras 28 páginas
1. Introdução.

As técnicas de análise de investimentos baseiam-se numa ciência exata chamada Matemática Financeira. Esta ciência descreve o relacionamento entre o Capital e o Tempo.

Os conceitos, definições e aplicações constantes neste texto têm utilidades as mais variadas. Eles se aplicam na maioria dos problemas de tomada de decisão em uma empresa, no seu mais amplo sentido da palavra.

Entendido aqui que esta empresa pode ser simplesmente um Indíviduo, uma Empresa comercial, industrial ou agrícola, um Banco, uma Fundação de seguridade, uma Empresa de seguros, e mesmo Órgãos governamentais habilitados a planejar investimentos públicos.

1.1 - O Juro.

Em qualquer operação financeira, o detentor do Capital, ao disponibilizá-lo para alguém, contrata uma remuneração chamada de juro do capital.

O juro é portanto o custo do capital disponibilizado.

Por analogia, se João paga mensalmente 800 reais a Pedro, para morar em seu apartamento, então o custo do aluguel para João é a remuneração do capital de Pedro, que no caso é um imóvel.

Em uma outra situação, se Antonio recebe um salário mensal de 1000 reais na empresa A, então o salário é a remuneração de seu capital, representado neste caso pelo seu trabalho.

Sob a ótica financeira, o capital é representado por dinheiro ou um bem comercializável, disponibilizado a outrém, por um certo período de tempo, com a finalidade de produzir um juro, o qual representa a remuneração do investimento.

1.2 - Taxa de Juro.

Dá-se o nome de taxa à razão entre o juros e o respectivo capital aplicado, durante a unidade de tempo adotada, denominada período de capitalização do juro. Se por exemplo, se R$17,45 são os juros auferidos pela aplicação de um capital de R$200,00 durante um mês, a taxa de juros empregada foi de . A taxa de juros assim definida é denominada unitária, o que significa, no exemplo citado um juro de 0,0873 por unidade de capital.

Se multiplicarmos a taxa unitária

Relacionados