Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Programação
Relacionamento de Associação
Linguagem
Java
RELACIONAMENTO DE
ASSOCIAÇÃO
Esta unidade tem como objetivo mostrar como o relacionamento de associação entre classes é feito na linguagem de programação Java. Ao final dela você estará apto a criar aplicações Java para relacionar diferentes classes usando os conceitos de orientação a objetos.
ASSOCIAÇÃO ENTRE CLASSES
Em um sistema de computador podemos identificar um conjunto de classes que podem estar relacionadas entre si. O tipo mais comum de relacionamento entre as classes é o relacionamento de associação entre classes. Uma associação é uma conexão entre duas ou mais classes.
Identificamos esse relacionamento sempre que o atributo de uma classe não for um tipo primitivo da linguagem.
Para saber qual o tipo de relacionamento entre duas ou mais classes podemos usar a seguinte frase: “TEM UM”. Sempre que essa pergunta for respondida de forma adequada, o relacionamento é de Associação.
Vejamos alguns exemplos de associação entre classes:
País TEM UMA Cidade.
A classe Pais possui alguns atributos como quantidade de habitantes, o nome do continente a qual pertence e a cidade que é a sua capital. O atributo capital é do tipo da classe Cidade. Temos aqui um relacionamento entre as classes Pais e Cidade (Figura 1).
Figura 1: Associação entre as classes Pais e Cidade.
Linguagem de Programação – Relacionamento de Associação
2
Aluno TEM UMA disciplina.
A classe Aluno representa os dados de um aluno como seu registro acadêmico (ra), o nome do aluno e também uma lista das disciplinas que o aluno cursa. Portanto, um Aluno pode cursar uma ou mais Disciplinas. Este relacionamento é representado na Figura 2.
Poderíamos também representar um relacionamento indicando uma lista de alunos para cada disciplina.
Figura 2: Associação entre as classes Aluno e Disciplina.
Ao invés de utilizar um vetor estático de