Trabalho final
No presente trabalho faremos uma abordagem sobre a Capitalização das operações na vertente da cadeira de Matemática Financeira, onde iremos começar por conceitualizar a Operação financeira que é toda operação que transforma um ou mais capitais, de determinado(s) montante(s), noutro(s) de outro(s) montante(s) por acção de outros por uma taxa de juro. Dando prosseguimento falaremos dos regimes de capitalização simples e composto, onde o regime de capitalização simples divide-se em dois sob regimes (regime simples puro e regime dito simples) e faremos a resolução de alguns casos práticos.
Objectivos
Geral
Conhecer os tipos de regimes de capitalizações das operações.
Especificos
Identificar os tipos de captalizações de operações;
Subdividir as capitalizações das operações e
Resolver alguns exercícios sobre juros simples e compostos
Metodologia
O presente trabalho em grupo foi feito com base em pesquisas bibliográficas e de internet e com esclarecimento de alguns dados ao docente da cadeira de Matemática Financeira.
Capitalização das Operações
A essência do cálculo financeiro reside naquilo que habitualmente se chama de valor temporal do dinheiro, que é um conceito intuitivo, sendo que uma mesma quantia não tem para nós o mesmo valor se pudermos dispor dela imediatamente ou apenas depois de algum tempo. Operação esta que pode ser chamada preferência por liquidez.
Em qualquer problema de cálculo financeiro existem 3 variáveis fundamentais:
O Capital, o tempo e a taxa de Juro. Eles estão presentes em qualquer operação financeira. do ponto de vista teórico só faz sentido falar-se de operações financeiras se, na mesma, as três variáveis existirem simultaneamente.
Operação financeira é toda operação que transforma um ou mais capitais, de determinado(s) montante(s), noutro(s) de outro(s) montante(s) por acção de outros por uma taxa de juro.
Numa