Operadores argumentativos
Departamento de Letras
OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E SEU FUNCIONAMENTO NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Adriana Evelin
Igor Robson
Patrícia Bicalho
Rafael Duarte
Belo Horizonte
2012
Adriana Evelin
Igor Robson
Patrícia Bicalho
Rafael Duarte
OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS E SEU FUNCIONAMENTO NO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Projeto de pesquisa desenvolvido ao longo do semestre à luz das reflexões suscitadas pela disciplina de Morfossintaxe
Belo Horizonte
2012
1. Introdução
1. Problema Diante de uma enormidade de propagandas veiculadas pelas mais diversas mídias, vemo-nos, enquanto estudiosos da língua, na tarefa de discriminar quais são as estratégias utilizadas no âmbito publicitário. O estudo que aqui se planeja busca, então, analisar os enunciados publicitários em sua busca pela produção de sentido no enunciatário através da utilização dos operadores argumentativos no discurso. Dessa forma, o problema que aqui se coloca para nós é o funcionamento e agenciamento desses recursos da linguagem para que o objetivo primeiro de seu gênero, o anúncio publicitário, especificamente uma publicidade da CPFL, obtenha êxito.
2. Objetivos Com este estudo, objetivamos identificar a relação que encerram os “operadores argumentativos” nas diversas ocorrências que constituem a enunciação; conhecer os mecanismos que permitem orientar a argumentação; analisar os recursos linguísticos utilizados na construção do texto e captar os efeitos que o locutor pretende produzir no leitor.
Dessa forma, vamos buscar assinalar os efeitos de sentido produzidos no público alvo em cada uso que a publicidade da CPFL faz de determinado operador argumentativo, isto é quais os valores mobilizados quando são empregados a fim de conferir ao enunciado determinada força