Operadores Argumentativos
A lingua portuguesa é originária do latim antigo e do galego português, é falada em 10 paises e possui aproximadamente 280 milhões de falantes espalhados pelo mundo. Foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses a partir do ano de 1500, sofreu várias modificações ao longo dos séculos após sucessivas imigrações em massa e pode variar de acordo com a região predominante. Sendo que no nordeste brasileiro fala-se português diferente do sul por exemplo. Considerado uma lingua bastante rica pela fonética e pela sonoridade das palavras é tambem considerada pela maioria dos estrangeiros um idioma de dificil aprendizado, apesar do crescente interesse pela lingua do poeta Camões.
Operadores argumentativos:
Classifica-se de operadores argumentativos certos elelementos da língua, expostos na própria estrutura gramatical das frases, cuja finalidade é a de mostrar a argumentatividade dos enunciados. Introduzem os mais variados tipos de argumentos que apontam para determinadas conclusões.
Como o proprio nome ja diz os operadores argumentativos são empregados para introduzir váriados tipos de argumentos. A argumentação é a modalidade discursiva mais utilizadas nos concursos público. A opção por um determinado tipo de conjunção tem implicações na estratégia argumentativa.
A seguir alguns exemplos como funcionam esses operadores:
No Brasil ainda há crianças fora da escola.
Nesse exemplo, o advérbio ainda orienta o interlocutor no sentido de inferir algo que está pressuposto: que, antes do momento da enunciação, já havia crianças fora da escola.
Embora muitos adolescentes que trabalham frequentem a escola, poucos conseguem concluir os oito anos de escolaridade básica.
Alguns exemplos de operadores argumentativos:
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, não só ...mas ainda, além disso, etc.
Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são sentidos não