Operador de Logistica
-Introdução
Contratar um operador logístico para cuidar de todas as etapas do processo, desde o transporte de matéria-prima até a entrega do produto ao cliente final, ou terceirizar apenas parte da cadeia, como a de transportes, significa reduzir custos, agilizar procedimentos e ganhar tempo.
A terceirização no Brasil passou a ser pró-ativa, “Antes a impressão era a de que as empresas terceirizavam todas as áreas problemáticas, não apenas a logística. Passavam para o terceiro problemas e dificuldades. O que hoje se vê, de modo geral, é a busca por uma operação logística de qualidade”.
-Desenvolvimento do processo de contratação do operador logístico
1- Conceito de Operadores Logísticos.
Operador Logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas varias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
a) O conjunto total das atividades logísticas que podem ocorrer ao longo de uma cadeia de suprimento genérica.
b) Quais os pré-requisitos para que um fornecedor de serviços logísticos no mercado são efetivamente Operadores Logísticos.
2- Processo de Escolha de um Operador Logístico.
O primeiro passo a ser dado na escolha de um operador logístico é a realização de estudos para identificar a empresa na cadeia de suprimentos na qual ela esta inserida, desde os fornecedores até o cliente final, e do detalhamento de todas as atividades passíveis de terceirização. Todo um trabalho de análise preliminar deve ser feito para que se conheça bem o ambiente interno bem como uma receptividade a esta mudança em sua estrutura.
2.1- Informações necessárias ao Operador Logístico.
- Detalhamento da empresa contratante. Descrever de maneira geral a empresa,