cimento e estrutura
O método é baseado na detecção de ondas acústicas emitidas por um material quando sujeito a uma força ou deformação que revela a qualidade desse material. Qualquer falha (trinca, descontinuidade ou defeito) altera o perfil de propagação da onda acústica. Esse fato localiza a imperfeição.
Uma descontinuidade submetida a uma solicitação térmica ou mecânica, emite ondas que podem ser analisadas para identificar e localizar a falha. Uma área que contém defeitos é uma área de concentração de tensões. Quando estimulada por esforço externo, origina uma redistribuição das tensões, que ocorre com a liberação de ondas de tensão (mecânica). Essas ondas são captadas através de transdutores piezoelétricos e transformadas em sinais elétricos.
A condição necessária para esse ensaio é que o material ou equipamento a ser ensaiado seja solicitado térmica ou mecanicamente para que possa ativar as fontes de emissão de ondas características dos defeitos. A grande inovação desse ensaio é a possibilidade de realizar o teste com o equipamento em operação. O ensaio não identifica as falhas ou descontinuidades que não interferem na estrutura da peça, assim como também não indica a sua morfologia ou dimensão. Há, portanto, a necessidade de ensaios complementares de ultrassom e partículas magnéticas. A combinação desses ensaios é boa alternativa de avaliação da integridade de um equipamento.
A Figura 1.8 mostra o funcionamento de um sensor de emissão acústica. Esse ensaio produz os seguintes benefícios diretos:
• Redução das áreas de inspeção e consequentemente do tempo de ensaio.
• Detecção e localização de descontinuidades significativas para as condições de carregamento estrutural durante o próprio ensaio.
• Avaliação de locais com geometrias complexas, com dificuldades de utilização de outros Ensaio Não Destrutivo (END).
• Realização do ensaio em operação ou durante resfriamento da unidade.
Esse tipo de ensaio é aplicado em