Trabalho de Complementos de Materiais de Constru o Civil
Cimentos e Pozolanas
Complementos de Materiais de Construção Civil (479T)
Professor: Danilo Gonçalves Batista
Aluno:
Lucas Costa Paula R.A 02290004855
Goiânia 03/09/2015
1. INTRODUÇÃO O cimento, nome usualmente conhecido na construção civil possui denominação convencionada mundialmente como Cimento portland. Este cimento portland é um pó extremamente fino com propriedades aglomerantes, ligantes ou aglutinantes, que endurece quando em presença de água. Após seu endurecimento, não retorna ao seu estado original, mesmo que seja seco (ABCP, 2002).
E a partir desta necessidade o homem buscava a união de elementos naturais que poderiam lhe oferecer algum tipo de solidez para suas construções. Iniciaram os pequenos testes utilizando pedras e um tipo de massa que fosse coesa, sólida e consistente.
Após inúmeros testes e, somente em 1824 que um químico britânico (Joseph Aspdin) apresentou ao mundo um material construtivo capaz de mudar de vez a história da construção civil; ele havia descoberto o cimento portland, o cimento.
O emprego de materiais pozolânicos pode colaborar para um aumento de durabilidade de compósitos com fibras vegetais (JOHN e AGOPYAN, 1993). Com o consumo de parte do hidróxido de cálcio que está concentrado na zona de transição ocorre a melhora da aderência entre fibra-matriz e a redução do pH da solução com a combinação dos íons Ca2+ presentes. O mecanismo de degradação das fibras vegetais em meio alcalino decorre da reação da água de poro com a lignina e a hemicelulose da lamela média das fibras, enfraquecendo a ligação individual das células (SOROUSHIAN e MARIKUNTE, 1992). Vale ressaltar que além do cálcio devem-se controlar os teores de íons potássio e que contribuem para a alcalinidade da pasta.
Esse pó fino possui um alto poder aglomerante, e tem a capacidade de endurecer e conservar a estrutura. Além disso, na forma de concreto, pode ganhar formas e volumes de acordo com