Biodiesel
Os óleos vegetais são ésteres de ácidos graxos, que contêm três cadeias carbônicas ligadas a um radical de glicerina. Quando submetidos ao processo de transesterificação – reação química do óleo vegetal com o metanol ou etanol na presença de um catalisador, geram a glicerina como co-produto e transformam-se em biodiesel, um combustível que, além de biodegradável, possui características muito similares ao óleo diesel de petróleo.
No setor de transporte pode ser usado puro ou em mistura com o combustível de origem fóssil, sendo que, sua aplicação em frotas cativas nos grandes centros, onde os problemas de poluição atmosférica são mais relevantes, pode representar uma importante medida para a manutenção e melhoria da qualidade do ar, além de contribuir de forma positiva no balanço dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa e para a geração de novos empregos na área agrícola, se levarmos em conta a sua origem vegetal.
Apesar do custo do biodiesel ser mais alto e provocar um consumo cerca de 8% maior haverá subsídio do Poder Público e os benefícios que a cidade terá com um ar mais puro, serão muito maiores. Hoje, o país importa cerca de 10% do diesel consumido.Com a produção nacional, o Brasil poderá diminuir esta dependência. O Poder Público tem papel fundamental no incentivo desta tecnologia, pois, se inicialmente o custo é mais alto, por outro lado, depois de disseminada, os preços do diesel e do biodiesel poderão ser equivalentes, isto sem mencionar os incontáveis benefícios para o meio ambiente.
2.6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BIODIESEL
Ao analisar o contexto mundial no qual estamos inseridos e do qual fazemos parte, é possível verificar que, apesar dos fatores que possam contra-indicar a utilização do biodiesel, estes são suplantados pelos aspectos positivos, que são em maior número, e diversas são as questões que nos levam à reflexão sobre a importância de sua aplicação na solução dos problemas relacionados à inevitável