operador logistica
Baseada na Empresa Foco da Cadeia de Suprimentos
Autoria: Mauro Vivaldini, Fernando Bernardi de Souza
Resumo
A partir da análise de um caso entre um PSL (Prestador de Serviços Logísticos), responsável pelas operações logísticas de uma grande rede de Fast-Food no Brasil, e seu fornecedor de serviços de manutenção, o estudo apresenta a relação existente entre um fornecedor de primeira camada (first tie) e um de segunda (second tie). Procura-se entender que mecanismos utilizam para estabelecer critérios de performance para uma operação focalizada na cadeia de suprimentos. Os conflitos existentes nas abordagens sobre relações na cadeia de suprimentos, principalmente sobre a visão ‘ganha-ganha’, métodos de apuração e avaliação de performance são discutidos na forma de estudo de caso. O resultado apresentado é um exemplo de possibilidades práticas que podem contribuir para o entendimento destes pontos, bem como dar embasamento a idéias e estudos para um tema ainda em evolução.
Palavras Chave: Cadeia de Suprimentos, Operador logístico, fornecedores e relacionamento
1. Introdução
Muito se discute sobre a tendência de que a competição por mercados será definida não por empresas individuais, mas sim pela gestão da cadeia de suprimentos.
Conceitualmente, esta abordagem tem sido bem difundida, trabalhada e ilustrada por diversos casos e exemplos. Estamos numa era de concorrência entre cadeias de suprimentos, em que as recompensas irão para as organizações que puderem melhor estruturar, coordenar e gerenciar os relacionamentos com seus parceiros em uma rede comprometida com relacionamentos melhores, mais estreitos e mais ágeis com seus clientes finais. Também, por outro lado, a literatura não tem omitido a dificuldade encontrada na aplicação prática dos princípios básicos que contribuem para a relação das empresas na cadeia de suprimentos (CHRISTOPHER, et al. 2001; HARRISON et