Opera de Sidney
Arthur Alexandre Dutra
Alecio Henrique Dionizio
Angelica Bertanha
Cassio Coelho
Micaela Luciano
Paloma Massan
Lucas Yoshio
Londrina - PR
2013
Alunos do;
3º Semestre de Engenharia Civil, Noturno.
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras – como requisito parcial da disciplina Arquitetura
Docente: Prof. (a) Marcela
Londrina - PR
2013
Jorny Utzon nasceu em Copenhague, 9 de abril de 1918 — e faleceu no dia 29 de Novembro de 2008) foi um arquiteto dinamarquês, radicado na Finlândia, onde trabalhou com Alvar Aalto.
Utzon tornou-se conhecido pelo projeto do Sydney Opera House, na Austrália. Na ocasião de sua morte, a Sydney Opera House, além de publicar um tributo a ele, reduziu a iluminação externa do edifício por uma hora. Além disso, a ponte do porto de Sydney teve suas bandeiras hasteadas a meio mastro na segunda-feira seguinte à sua morte.1 . Jorn Utzon conquistou o Prêmio Pritzker no ano de 2003.
Considerado um dos melhores arquitetos do país, mostra uma tendência de arquitetura orgânica inspirada na F. Ll. Wright e Alvar Aalto, com quem trabalhou em Helsínquia em 1946.
Sua mais notável é o novo Opera House, em Sydney, iniciado em 1957. A estrutura de construção é constituído por uma membrana em forma de conchas para o convés dos 60 metros de altura e de repouso numa plataforma artificial com grandes etapas, cuja porões, teatro experimental grande está localizado, o acesso aos carros e auxiliares.
O sistema de construção foi projetada por Utzon e Arup e seguiu os princípios de grande originalidade para a época. Ele foi inspirado pelo corte da pele de uma laranja para projetar o exterior, eo movimento das ondas do mar para o telhado interno da ópera, que tem ótimas acústica.
O próprio conceito de plataforma sob a qual todo o tráfego é desenvolvido e em que o edifício se destaca como usado em outras obras,