Resistores
Resistores:
Resistores não são nada mais nada menos que um pedaço de material que têm uma resistência elétrica. Uma resistência de chuveiro, um pedaço de fio, qualquer coisa. Para se ter uma resistência elétrica razoável poderíamos pegar um fio e enrolar fazendo uma espécie de mola.
Na prática os resistores são feitos com um material resistente.
A intensidade da corrente é igual em todos os resistores: it= i1= i2= i3 A ddp é definida: Ut= U1+ U2+ U3 O resistor eq.: Req= R1+ R2+ R3 Associação em Paralelo; A corrente da associação é igual a soma: it= i1+ i2+ i3 A tensão é a mesma: Ut= U1+ U2+ U3 Resistores eq.: 1 = 1 + 1 + 1 Req R1 R2 R3 Capacitores:
Capacitores são componentes que possuem como se fossem duas chapas com um elemento no meio (agua, vácuo, ar) esse elemento se chama dielétrico. E esses são os capacitores eletrolíticos. Eles conseguem armazenar energia por um espaço curto de tempo porque seus componentes interno ficam carregados com a energia que é submetida. Sua utilidade é manter a corrente num nível constante.
Capacitores em série; A carga Q é igual à dos demais capacitores: Qt= Q1= Q2= Q3 A ddp é definida: Ut= U1+ U2+ U3 A capacitância equivalente é definida por: 1 = 1 + 1 + 1 Ceq C1 C2 C3 Capacitores paralelos; A ddp é igual em todos os pontos: Ut= U1 = U2= U3 A carga armazenada é dada pela soma: Qt= Q1+ Q2+ Q3 A capacidade e.: Ceq= C1+ C2+ C3
Experimento
O experimento resume-se em um resistor em serie, o que significa que se quebrarmos uma das luzinhas, todas da mesma corrente não acenderiam mais. Exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.