trabalho tesa
Arquiteto: Jorn Utzon
Em 1954 o governo da Austrália promoveu um concurso para a construção da Opera de Sidney. O ganhador, Jorn Utzon, utilizou a ferramenta a mão para desenhar a ideia preliminar em croqui. O terreno utilizado para o projeto era plano e possui 1,8 hectares em uma baía no mar da Tasmânia.
A estrutura do edifício é composta por uma membrana em forma de conchas na cobertura que atingem 60 metros de altura e que ficam em cima de uma plataforma artificial com grandes escadarias. Ele foi inspirado em cortes da superfície de uma esfera para projetar o exterior, e o movimento das ondas do mar para o teto dentro da ópera, onde gerenciou uma acústica ideal. A ideia era fazer um espaço magico onde podemos deixar a vida cotidiana para tras.
O local onde foi construído a Opera, antigamente era um terminal de bondes, onde Utzon quis aproveitar o máximo sua posição a beira mar no coração de Sydney.
A Ópera de Sydney tem cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações. O maior auditório, conhecido como Concert Hall, tem capacidade para 2690 espectadores sentados.
Casey Key Guest House - Flórida, EUA
Projeto: TOT&MS
Localizada em uma ilha na baía de Sarasota, na Flórida, EUA, essa casa de hóspedes foi construída em meio aos nós intrincados - moldados pelos ventos predominantes da região – de velhos carvalhos.
A residência de hóspedes, localizada em uma ilha barreira, está situado dentro de uma rede de carvalho maduro ao longo da baía de Sarasota. A estrutura de madeira foi inspirado por dois elementos. Em primeiro lugar, um programa do Proprietário que dizia: "... respeitem a terra, e o resto seguirá". Em segundo lugar, os carvalhos que foram moldados pelos ventos costeiros do oeste, influenciou a forma estrutural da casa de hóspedes.
O proprietário solicitou uma “casa nas árvores”. Um pequeno programa: um