coleta de gametas
. INTRODUÇÃO
A Coleta de Gametas é o método de técnicas utilizadas para o tratamento da infertilidade conjugal que envolvem a manipulação em laboratório de pelo menos um dos gametas: espermatozóides ou óvulos.
OBJETIVO
Descrever os procedimentos de coleta para gametas.
Técnicas Utilizadas
Inseminação intra-uterina (IIU).
Fertilização in vitro (FIV).
Injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI)..
Coleta de Gameta Feminino
Este processo consiste na administração de hormônios
(especialmente FSH), o que traz um aumento considerável nas taxas de gravidez.
O crescimento dos folículos é monitorizado pela ultra-sonografia. Os medicamentos administrados, impedem a ruptura prematura dos folículos ovarianos, com o que se perderiam os oócitos (óvulos).
Técnicas Gameta Feminino
Em posição ginecológica é feita a limpeza da vagina com soro fisiológico, serão aplicados os indutores de ovulação injetáveis, que auxiliam no término da maturação dos óvulos.
Cada folículo é colhido por aspiração individual, através de agulhas especiais, por orientação da ultrasonografia ou laparoscopia
A laparoscopia requer anestesia geral, onde os ovários são apreendidos por pinças especiais, tracionados e manipulados de modo que cada folículo seja puncionado e o conteúdo folicular seja aspirado.
Os gametas selicionados serão colocados em uma placa de petri ou tubo de ensaio, com meio de cultura adequado, em uma incubadora com condições de temperatura e umidade adequadas.
A proporção é de aproximadamente
100 mil espermatozóides móveis para cada ovócito, logo após 18 horas, há como saber se houve ou não a fertilização Coleta de Gameta
Masculino
Recomenda-se abstinência sexual de 2 a 3 dias antes da coleta, a qual será realizada na clínica.
Utilizando preservativo especial pode ser realizado: