Estrutura de Dados
Gestão da Informação e dos Sistemas de Informação
UFC - QUIXADÁ
Responsável: Alberto Sampaio
Elaborador(es): e-mail Romário Farias dos Santos romariofariasrfs@gmail.com Francisco Caio Pessoa Cavalcante caiocavalcante14@gmail.com Ingrid da Silva Carneiro ingridcarneiro1@gmail.com Pedro Ferreira Holanda Machado pedrofhm@gmail.com Zibia Sabrina zibiasabrinabf@gmail.com Visão Geral
Melhores práticas devem ser incorporadas pelas organizações modernas para assegurar o monitoramento contínuo dos dados e a integridade das informações corporativas.
O avanço acelerado das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos últimos anos, em especial a Internet e a mobilidade constituiu a Sociedade da Informação e do Conhecimento.
A nova era tecnológica tem trazido importantes ganhos para a humanidade, proporcionando crescimento e produtividade; mas, em contrapartida, tem colocado as organizações diante de riscos inerentes ao acesso ou ao ataque às informações armazenadas nos sistemas computacionais corporativos.
Definição A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização ou um indivíduo.
Podemos entender como informação todo o conteúdo ou dado valioso para um indivíduo/organização, que consiste em qualquer conteúdo com capacidade de armazenamento ou transferência, que serve a determinado propósito e que é de utilidade do ser humano.
Caracteristicas São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade e disponibilidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.
Segurança da Informação no Brasil
No nosso país, o Comitê Brasileiro sobre as Normas de Gestão de Segurança da Informação (série