fertilização assistida
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho contem informações sobre a importância e o conceito de reprodução assistida e de seus dois tipos; inseminação artificial e fertilizações In Vitro, assim mostrando a definição e os procedimentos, com outras informações dos dois métodos de reprodução assistida
2. CONCEITO
A reprodução assistida, ou fecundação assistida, é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar.
2.1 Inseminação artificial
O método de fertilização consiste na injeção de espermatozoides dentro do útero da mulher, no seu período fértil, ou seja, quando ela está ovulando, facilitando assim a união dos gametas para a formação do embrião.
2.1.1 Procedimento
Primeiramente homem terá que coletar uma porção de sêmen em casa ou no laboratório por meio de masturbação. As amostras são selecionadas em laboratório, separando os espermatozoides de acordo com sua mobilidade e retirando células imaturas e restos celulares. O espermatozoide também pode ser obtido em um banco de sêmen, caso a doação seja necessária. Quanto à mulher, poderá tomar medicamentos para indução da ovulação que podem ser via oral ou via subcutânea através de injeções. Durante a estimulação, são realizadas ultrassonografias para acompanhamento do crescimento dos folículos (local onde se encontram os óvulos).
Quando os folículos estão prontos, é administrado um medicamento que permite a liberação dos óvulos. No momento em que a mulher estiver ovulando, é marcada a colocação dos espermatozoides dentro do útero da mulher. Trata-se de um procedimento médico realizado em uma clínica de reprodução humana. O processo funciona de forma semelhante ao Papanicolau: é inserido um bico de pato na vagina da mulher e depois um cateter bem fino, por onde passam os espermatozoides. O posicionamento do cateter é feito usando um aparelho de ultrassonografia.