Fertilização assistida
A aspiração á reprodução é tida com um objetivo essencial a vida,legítimo e incontestável.A infertilidade acarreta para muitas pessoas uma crise vital prolongada e estresse resultante frequentemente leva á mobilidade emocial a problemas interpessoais.Um entre seis casais apresenta infertilidade e para 20% deles,o único caminho para obter a gestação e consequentemente filhos é a reprodução assistida.
Reprodução Assistida
Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. No Brasil, o número de casais que procuram clínicas especializadas em Reprodução Assistida (R.A.) vem aumentando consideravelmente.
Na reprodução assistida, o óvulo da mulher é coletado e fertilizado pelo espermatozoide em laboratório. Os embriões gerados são, então, transferidos para o útero da mulher.
As técnicas do conjunto da RA podem ser reunidas em dois grupos:
I. As mais antigas e mais simples - nas quais a fecundação se dá dentro do corpo da mulher - são chamadas de Inseminação artificial. Caso os gametas utilizados na R.A. sejam do próprio casal, chamamos de inseminação HOMOLOGA; caso um ou ambos os gametas sejam obtidos a partir de doadores anônimos, chamamos de inseminação HETERÓLOGA.
II. E as técnicas mais modernas de RA - nas quais a fecundação se dá fora do corpo da mulher - que passam pelo procedimento de fertilização in vitro (FIV).
Inseminação Artificial x Fecundação in Vitro
Inseminação Artificial
A inseminação artificial é utilizada há muito tempo para a obtenção de animais com determinadas características selecionadas. Atualmente é também utilizada nos seres humanos, no caso de infertilidade. Quando o marido é estéril mais a mulher é capaz de conceber engravidar, podem recorrer à inseminação artificial através de um doador. No período da ovulação do doador é introduzido