OP Art Paper 11 11
Luciane Deise de Oliveira Morais Fuhr
Lenir Felizardo Von Dentz
Prof. Leandra Schmidt
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais - Turma - ART0158
13/11/14
RESUMO
Neste estudo apresentaremos uma arte em movimento mais no sentido de obras paradas que parecem movimentar-se, saltar da tela e faz com que o espectador precise dar alguns passos para ver o movimento, são obras bidimensionais e tridimensionais, este movimento é chamado Op Art vem do inglês e significa arte óptica. Op Art nasceu e desenvolveu-se simultaneamente nos EUA e na Europa na década de 60, o termo foi empregado pela primeira vez na revista times no ano de 1964. Os precursores; na Europa Victor Vasarelly, Bridget Riley, Alexandre Calder no Brasil Luiz Sacilotto, as características designa uma derivação do expressionismo abstrato.que se constrói com figuras geométricas e explora as possibilidades da luz e da cor, trabalha com a ilusão de óptica, explorando a falibilidade do olho humano de forma a confundi-lo, suas potencialidades parecem ser sem limites como as da ciência e da tecnologia.
Palavras-chave: Arte óptica. Precursores. Características.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa abordará uma arte em movimento, mas no sentido de obras que estão paradas mas parecem movimentar-se tendo como tema Op Art. Conhecer suas especificidades e sua evolução histórica, dentro da arte moderna e contemporânea.
Primeiramente será abordado como surgiu o movimento Op Art, no que resultaram as pesquisas e experiências desenvolvidas por artistas no campo da ilusão de ótica.
Num segundo momento, serão apresentados alguns artistas do movimento, e descrever as características que estes utilizavam em suas composições, para obter a criação de efeitos visuais, por fim mostrar algumas imagens das obras destes artistas, para que se possa vivenciar a relação entre a obra e o observador.
DESENVOLVIMENTO
O termo Op Art é uma abreviação inglesa de óptical arte que significa “arte