Trabalho De Geologia2
TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS
claudia regina cardoso de sant anna
RA 263822014
DATA 06/12/2014
AÇÃO DA SOBRE A SUPERFÍCIE E O SUBSOLO
1 – ESCORREGAMENTO
2 – EROSÃO MARINHA
3 – VOÇOROCAS
4 – AGRESSIVIDADE AO CONCRETO DAS FUNDAÇÕES
...............................................................................................................................
1 – ESCOREGAMENTO DE TALUDE DE CORTE NA RODOVIA WASHINGTON LUIZ 1978
A DER foi chamada pela divisao de Minas e Geologia Aplicada do IPT, para dar solução ao Escorregamento do Talude que tinha aproximandamente 160m de estensão com altura média de 40 m e inclinação de 27°.
O Corte deste Talude havia uma inclinacao media o que acabou complicando foi os paramentros geotecnicos de resistencia aso cisalhamento, conuns aos materiais que foram afetados arenitos e alteração diabasicos.
Era baixisima a permeabilidade e tinha um lençol suspenso issso por consequencia tinha redução de resistencia local ao cisalhamento e a sua estruturo inferior era sill de diabasio e o arenito.
A conclusão foi que houve uma ruptura profunda provocada pelo alívio do peso que havia no pé do talude, nota-se que o pé do talude anterior era aproximadamente 15m mais alto.
Par solução foi usado metodo Spencer : O retaludamento com descarregamento de montante e carregamento ao pé do corte foram avalias diversar relações corte/aterro, assim houve menor movimentacao de terra, trazendo melhor segurança.
Para cortar o lençol suspenso no contato brecha Arenito foi projetado um dreno longitudinal ao pé do talude assim melhorando a resistencia nesta Zona através do redução dos efeitos de pressões neutras.
A equipe tecnica monitorou o local durante um ano e hoje após 20 anos contua inalterado.
Fonte: Geologia de Engenharia –