ONDOMOTRIZ E MAREMOTRIZ
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
MATÉRIA: INFORMÁTICA
ALUNO: JOÃO PAULO ANDRÉ DE SANTANA
AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES
Natal/RN
2014
AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES
1. Primeira Geração (1946 – 1954)
Os primeiros computadores foram marcados pelo uso das válvulas eletrônicas, as válvulas serviam para controlar o fluxo de elétrons, porém existia um grande problema, pois além de serem caras, queimavam com bastante facilidade. Características principais: Tinha como representante principal o ENIAC que possuía 17.468 válvulas, pesava em torno de 30 toneladas por máquina, com 180 m², total de área construída, e com uma velocidade de 100 kHz, e 200 bits de memória RAM.
2. Segunda Geração (1955 – 1964)
Porém, a segunda geração foi marcada pela substituição das volumosas válvulas que controlava o fluxo de elétrons da máquina da primeira geração, essa substituição foi feita pelo transistor. Existia uma vantagem imensa nessa substituição, pois o transistor era muito menor, e possuía vantagens revolucionárias, que não necessitava de tempo para pré-aquecimento, eram mais rápidas, consumiam menos energia e muitas outras vantagens. Na segunda geração o número de vendas da IBM aumentaram significadamente.
3. Terceira Geração (1964 – 1977)
Na terceira geração foram incorporados os Circuitos Integrados, bastante conhecidos como microchips, as técnicas de integração evoluíram. A utilização dos Circuitos Integrados, possibilitou um menor custo, fazendo com que empresas concorrentes entrassem no mercado com as mesmas estratégias que a IBM, possibilitando a diminuição dos preços, e como consequência, já podíamos ver naquela época, o uso de computadores pessoais.
4. Quarta Geração (1977 – 1991)
Na quarta geração de computadores, a tecnologia possibilitou uma nova maneira de operar surgindo