ENERGIA LIMPAS
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: Energia cinética das correntes devido as marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
Nos oceanos existem desníveis no solo abaixo da água. Instalando barragens e um sistema de geradores é possível gerar energia elétrica. A água é represada durante o período de maré alta num reservatório instalado no oceano (geralmente próximo ao litoral). No período de maré baixa a água sai e movimenta as turbinas. Um sistema de conversão possibilita a geração de eletricidade.
Vantagens: É uma fonte de energia limpa e renovável e é uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar energia elétrica através de outras formas.
Desvantagens: Necessita de ter uma situação geográfica favorável, ou seja, presença de mares no litoral e desnível no solo do oceano e a implantação do sistema de uma usina maremotriz ainda são caras em relação ao sistema de hidroelétrica. Pode ocorrer impacto ambiental na implantação do sistema, principalmente com relação ao ecossistema marinho. Baixo aproveitamento energético.
No Brasil: Há projeto para primeira instalação de usina morematriz em São Luís. No
Brasil, a potência no litoral maranhense, cujas amplitudes de marés atingem até 8 mas maiores do país-tornam as condições favoráveis para a instalação do projeto, mas mesmo possuindo condições favoráveis ainda não há nenhuma tecnologia do tipo no
Brasil.
No mundo: A primeira usina maremotriz foi construída em 1966 na cidade de La Rance
(França) além da França, Japão, Inglaterra e Havaí já utiliza esta forma de geração de energia. Existem também usinas maremotriz em construção ou em fase de planejamento no Canadá, Reino Unido, México, EUA, Argentina, Austrália,