Energias Limpas
Redução da poluição e a emissão de gases de efeito estufa, geração de energia sustentável a longo prazo, economia para os consumidores, entre outros benefícios.
Energias limpas ou também conhecidas por renováveis, estão sendo alvo de grandes discussões e estudos para sua utilização, devido aos problemas ambientais que estamos sofrendo, ocasionados principalmente pela poluição, a utilização de energia limpa/renováveis passa a ser a melhor opção para obtermos resultados positivos e sem danos ambientais. Entendamos melhor porque de ser classificada como limpa/renováveis e como isso interfere na nossa vida e no meio ambiente.
Energias limpas/renováveis, em termos gerais é definida como o próprio nome diz, de matérias limpas e renováveis, ou seja, não poluentes e inesgotáveis. Temos como exemplo, o sol, o vento, além de resíduos de restos agrícolas e lixo orgânico, que são encontradas em grande escala e com abundancia, uma outra alternativa que foi considerada limpa para a produção de energia elétrica é o hidrogênio, pois ao ser utilizado como combustível deixa apenas vapor de água como resíduo.
As energias limpa/renováveis estão tendo um aumento considerável na sua utilização, em 2008 pesquisas feitas constataram que quase 20% do consumo de energia no mundo proveio de fontes renováveis, sendo 13% por biomassa e 3,2 pela hidroeletricidade. Além de que dos 18% da geração de energia elétrica por matérias renováveis, foram 15% de hidrelétricas no mundo e 3% são as novas energias renováveis.
Usina eólica uma das fontes de energia renovável por usar o vento
São muitas as vantagens da utilização das energias renováveis, pois o país possui condições bastante favoráveis em relação de fontes renováveis, o que faz dispensar a importação, os benefícios consequentes do aumento no consumo de energias limpas/renováveis são muitos, dentre eles temos: aumenta a diversidade da oferta de energia, maior geração de empregos no setor