pop art
Em 1950, começa a surgir a formulação de um movimento no qual foi designado pop art.
Pop art, que vem do inglês tem o significado de arte popular. Paradoxalmente, a pop art que pelo nome se relaciona com o popular, com o povo, isso não tem relação alguma com a arte que é produzida por essa camada mais popular ou com esses Conhecimentos rudimentares das tradições e costumes da própria arte. O pop at como movimento abrange desde movimentos de cultura de massa, da cultura feita para as multidões e conduzida por grandes meios de comunicação.
Ao envolver elementos gerados pela sociedade industrial, a “pop art” realiza um duplo movimento capaz de nos revelar a riqueza de sua própria existência. Por um lado, ela expõe traços de uma sociedade marcada pela industrialização, pela repetição e a criação de ícones instantâneos. Por outro, questiona os limites do fazer artístico ao evitar um pensamento autonomista e abranger os fenômenos de seu tempo para então conceber suas criações próprias.
O movimento “pop art” apareceu em um momento histórico marcado pelo reerguimento das grandes sociedades industriais outrora afetadas pelos efeitos da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, adotou os grandes centros urbanos norte-americanos e britânicos como o ambiente para que seus primeiros representantes tomassem de inspiração para criar as suas obras. Peças publicitárias, imagens de celebridades, logomarcas e quadrinhos são algumas dessas inspirações.
Os integrantes da “pop art” conseguiram chamar a atenção do grande público ao se inspirar por