Pop art
Existia o medo por parte dos realistas de que a abstração detivesse o futuro em seu poder.
Os realistas não estavam preparados para ceder o futuro ao expressionismo abstrato, e isso significava que o seu presente foi de protesto e de batalha estética.
O expressionismo abstrato estava envolvendo a infra-estrutura institucional do mundo da arte, e agora o expressionismo era tratado como um inimigo a ser derrotado ou ao menos repelido
HENRY
Henry liderou a “batalha” dos chamados “artistas independentes” contra as praticas da National Academy.
CONSIDERAÇÕES DO TRATAMENTO DO NU
Eakins já quando freqüentava a Academia de Belas Artes de Paris, reagiu contra o modo artificial como as pinturas do Salão de 1868 apresentavam o nu:
“As imagens eram de mulheres nuas de pé, sentadas, deitadas, voando, dançando ou não fazendo nada”
Eakins prometeu pintar o nu em situações reais, em vez de “deusas de sorriso forçado e muitas cútis, em meio a deliciosas árvores verdejantes com arsênico e delicadas flores de cera”
Ele mostrava o nu como modelo, um dos modos pelos quais uma mulher poderia naturalmente aparecer despida
Henry, fundou a chamada escola Ash Can School, mostrava modelos de mulheres nuas, o fazia de um modo completamente natura.
HOPPER
Pintou o nu, em situações eróticas nas quais uma mulher pode naturalmente estar despida.
Não existe nada de especialmente moderno nas pinturas de Hopper, é como se o modernismo, como o compreendemos, jamais tivesse acontecido – embora, é claro, conservando suas sombras e luzes douradas.
Henry e Hopper
Os quadros de Henry tem a aparência das pinturas dos velhos mestres de um modo que as pinturas de Hopper nunca tiveram: as pinturas são enxutas e claras, sem sombras inexplicáveis.
SEGUNDA MOSTRA DO MUSEU DE ARTE MODERNA
A mostra foi criticada como “o inverso daquilo que caracterizava o movimento moderno” – por Ralph Parson
Barr nos confere uma percepção profunda de como o modernismo foi