FAEST
DE TANGARÁ DA SERRA.
KEZIANE RODRIGUES BORGES DE SOUZA
XIV SEMANA PEDAGÓGICA E VI SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: “EDUCAR-ATO DE CONSENSO OU DE CONFLITO?
Tangará da Serra
2012
A faculdade de educação de Tangará da Serra FAEST/UNISERRA realizou a XIV semana pedagógica no período de 20 a 24 de agosto de 2012, com o tema “Educar-ato de consenso ou de conflito?”, com palestras e workshop como libras, arte e educação, dinâmicas de grupos e material dourado.
Um novo paradigma na pacificação de conflitos escolares.
No dia 20 as atividades iniciaram com a palestra com o Dr. Helder Hisler com o tema: Um novo paradigma na pacificação de conflitos escolares. Ele dividiu a palestra em quatro etapas: teoria do conflito, teoria da comunicação, educação em direitos humanos e mediação em conflitos escolares. A teoria do conflito pode ser entendida primeiramente com o significado da palavra conflito que vem a ser “luz e sombra, perigo e oportunidade, estabilidade e mudança, fortaleza e debilidade, o impulso para avançar e o obstáculo que se opõe. Todos os conflitos contêm a semente da criação e da destruição. (Sun Tzu: “A arte da guerra”, 480- a.C.)”. Muitas das vezes o conflito ocorre porque somos diferentes, mas essas diferenças que fazem a vida interessante. Outro fator é o desacordo que pode ser entendido como um conjunto de preferências e prioridades, entre eu e os outros. Quando esses desacordos e diferenças têm alguma conseqüência para um ou para ambas as partes surge o problema que é outra percepção do conflito. A disputa pode ser entendida como a parte pública do conflito. A violência ocorrida nessa disputa pode ser física, emocional psicológica entre outras podendo ocorrer ate o homicídio que a eliminação da parte oponente. De acordo com Maori (94) existem vários tipos de