Energia marinha
Energia Marinha se trata de um recurso energético renovável e totalmente limpo, onde toda energia elétrica é proveniente de movimentos do mar. Essa classe de potencial de geração de energia se divide em três principais tipos: Maremotriz, Correntes Marítimas e Ondomotriz.
A Energia Maremotriz consiste em captar energia por meio do desnível das marés, para isso se tornar possível é necessária à construção de barragens que possibilitam a entrada e saída de água, e uma unidade geradora de energia. A água é armazenada na barragem no momento que a maré se eleva, quando o nível da maré abaixa a água é liberada e passa por turbinas movimentando-as e em seguida um sistema converte esse movimento em energia elétrica.
A Energia concebida pelas Correntes Marítimas possui um princípio de geração semelhante ao da eólica. As grandes massas de águas se deslocam e agem sobre sistemas modulares de turbinas instaladas nos leitos dos mares. O potencial de geração é significativamente superior ao da eólica, pois a densidade da água é maior em relação ao ar e é mais previsível que os ventos.
A geração de energia elétrica a partir das Ondas (Ondomotriz) pode se dar de três modos: onshore, nearshore e offshore, que significam em tradução livre respectivamente sobre costa do mar, próxima a costa e fora da costa. O mais popular é o offshore Pelamis, que consiste em flutuadores articulados, onde tais articulações possuem módulos de potência para geração de energia elétrica. A energia é produzida a partir do movimento das articulações provocada pela passagem das ondas, dessa forma, os módulos de potência absorvem a energia relativa ao movimento dos flutuadores.
Estudos apontam que todas as tecnologias relacionadas ao aproveitamento de energia elétrica gerada pelos mares estão em desenvolvimento, e as aplicações em escala destas não estarão presentes em curto e médio prazo. Países como Estados Unidos, México, Reino Unido Canadá, Argentina, Austrália e Coréia do Sul podem