Estudo da evolução
Processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo. Pode dar origem a novas espécies.
Teorias da evolução.
Charles Darwin: O ambiente que seleciona os mais adaptados. Chama seleção natural.
Seleção natural:
*Direcional: Fenótipo extremo. Aplicando antibiótico em uma população de bactérias, selecionou-se apenas as resistentes, ficando apenas uma fenótipo na população.
*Estabilizadora: Fenótipo intermediário. Se tem indivíduos magros, gordos, e intermediários, sobrevivem no ambiente apenas aos intermediários. Seleciona-se apenas um fenótipo e elimina-se os extremos.
*Disruptiva: Fenótipos dos extremos. Existem três fenótipos diferentes e o ambiente seleciona aqueles com as características extremas. Pássaros com bico curto e grosso , pássaros com o bico fino e longo e pássaros com bico mediano. Na região existem grãos e larvas nos troncos das arvores, sobrevivem apenas os extremos.
Jean Lamarck: O individuo se adapta para sobreviver ao ambiente. Sua teoria dizia que quando o individuo não usava tal parte do seu corpo por muito tempo a mesma deixava de ser importante (uso e desuso). Sucessores herdam suas adaptações.
Sua teoria da evolução se fundamenta em dois aspectos básicos:
1. A tendência de todos os seres vivos de buscar um melhoramento constante rumo à perfeição;
2. Essa tendência não atuaria sozinha, sendo auxiliada pela conjunção da lei de uso e desuso com a transmissão de caracteres adquiridos, provocando desvios na linha evolutiva.
As ideias de Lamarck e as ideias de Darwin são interligadas, visto que o próprio Darwin admitia que as ideias do francês serviram de base para a sua Teoria da Evolução das Espécies. Porém, há diferenças entre a forma como eles viam o sistema evolutivo: Lamarck era teleológico, ao passo que Darwin via a evolução como algo entregue ao acaso por meio da seleção natural. Lamarck incluiu o homem na escala evolutiva, sendo que Darwin relutou em fazê-lo em 1859. Mas eles também