Memorial Descritivo de Cerâmica
Bianca Lima Duarte
Memorial Descritivo
Expressão Tridimensional VI (Cerâmica I)
Salvador
2012
Universidade Federal da Bahia
Prof.ª: Sara Hallelujah
Disciplina: Expressão Tridimensional VI (Cerâmica I)
Natureza: Memorial Descritivo
Curso: Bacharelado em Artes Plásticas
Escola de Belas Artes – Universidade Federal da Bahia
Salvador
2012
Introdução
Este Memorial aborda todo o trabalho realizado ao longo de um semestre, as descobertas e dúvidas, as experiências, e o mais importante, como isso se torna aprendizado.
Esse foi o semestre mais desafiador da universidade, interrompido e depois continuado devido a uma greve federal, e a disciplina de Cerâmica foi uma das mais afetadas.
Muitos processos não foram concluídos, mas aqui está o que eu aprendi, na prática e na teoria. Não existe experiência como moldar o barro numa parte de cada um de nós, ser um artista, ter uma visão e realizá-la.
Apesar de todo o estresse, estejam sempre certos de que valeu a pena.
A Mula Sem Cabeça
A Personagem: A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o Brasil.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Pode possuir ainda somente a estrutura óssea da cabeça e pescoço. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.
Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça.