onde ficavam as minas gerais
De
Geografia
N° 42 3°D
Introdução:
Hoje, se o Facebook fosse um país, seria o terceiro maior do mundo, com seus 800 milhões de usuários. Os fenômenos da globalização e dasredes geográficas estão modificando alguns conceitos ensinados nas escolas de antigamente. Na área da Geografia, afirma-se que o conceito de globalização caracteriza a construção de novos espaços, além de novas relações sociais desenvolvidas pelo mundo. Essa nova configuração de redes geográficas na globalização, que transpassam a ideia dos territórios nacionais, acaba por acarretar grandes e significativas mudanças nos próprios Estados nacionais através da presença, em tais Estados, de pontos de redes geográficas e da globalização pertencentes a corporações transnacionais e da inserção de redes geográficas técnicas, o que proporciona um enorme aumento na circulação de capital, de bens, informações e serviços produzidos em todo o planeta. Tal agilidade, ocorrida pela globalização e pelas redes geográficas na circulação comercial e informativa acontece, principalmente, porque os espaços da globalização agem como suportes de todos os processos socioeconômicos ocorrentes nas redes geográficas mundiais, e é necessária certa dedicação para que compreendamos mais profundamente quais os fatores responsáveis pelo acontecimento das redes geográficas na globalização.
Fluxos Materiais:
Os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume e, portanto, compõem uma imensa gama de sistemas de infraestrutura e de mercadorias. Já os fluxosimateriais são aqueles disseminados pelos meios de comunicação e informação, como a internet e a telefonia, e que influem em nossas vidas, alteram a nossa economia, mas que não são palpáveis e, portanto,não têm materialidade.
Na atualidade, há uma relação de interdependência entre os fluxos materiais e imateriais. Se, por um lado, toda a infraestrutura dos setores de comunicação e