Ondas e Ótica
DISCIPLINA DE FÍSICA: ONDAS E ÓTICA
RELATÓRIO
DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM NO AR
Sumário
1. Introdução
A variação do comprimento da coluna de ar é obtida pela modificação na altura do outro ramo do tubo em U, que contém um reservatório de água. Assim, através do som produzido pela vibração de um diapasão ou de um gerador de áudio numa determinada frequência, é possível variar o comprimento da coluna de ar até um valor tal que ocorra a ressonância, devido à reflexão das ondas na superfície líquida (interface ar-água).
É possível determinar a velocidade de propagação do som no ar experimentalmente através de frequências ressonantes em um tubo com água, o qual é exposto à uma frequência pré-determinada (conhecida). O som gerado na boca do tubo, se propaga em seu interior, reflete na superfície de água e retorna para a boca do tubo, onde parte sai para fora e parte retorna mais uma vez para dentro. Com isso, há formação de ondas estacionárias possibilitando medir o valor do comprimento da onda. A figura 1 exemplifica a relação do comprimento da onda formada no tubo.
Figura 1: Exemplificação do comprimento da onda formada no tubo
Sendo assim, o objetivo do presente experimento é medir a velocidade de propagação do som no ar através da geração de ondas estacionárias em um tubo com água aberto em uma ponta.
2. Materiais e Métodos
2.1 Materiais
Tubo de vasos comunicantes com água;
Fonte elétrica;
Caixa de som;
Gerador de áudio (frequência pré-ajustada em 400Hz );
Fita métrica.
2.2 Metodologia
Primeiramente uma fonte elétrica foi ajustada em 5V, a seguir, foi conectou-se o gerador de áudio à fonte. Uma caixa de som foi conectada ao gerador de áudio gerando uma onde com frequência de 400Hz. Em seguida, a caixa de som foi