Apostila de Fisica: Ótica e Ondas
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
o Conceitos de Ondas
O que é onda?
Quando eu coloco uma fila de dominós, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei uma perturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó". Podemos ver neste caso o que é uma perturbação se propagando de um lugar para o outro.
A perturbação causada no primeiro dominó chegou até o último, derrubando-o, apesar de cada dominó não ter saído da sua posição inicial.
Note também que somente a energia aplicada ao primeiro dominó chegou até a última peça. A perturbação transportou somente energia, portanto, o que acontece na onda é mais ou menos isso. Uma perturbação é causada, por alguém ou por alguma fonte, e esta perturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos.
Veja alguns exemplos:
Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e a perturbação propaga-se até a outra extremidade;
Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano, e esta perturbação propaga-se até encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruição quando chegam às praias;
Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e esta perturbação propagase até nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o som gerado pelo mesmo;
Como já vimos, chamamos de pulso uma perturbação que se propaga, e damos o nome de onda a uma sequência de pulsos periódicos.
Ondas mecânicas e eletromagnéticas
Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para poderem se propagar.
A perturbação causada no dominó somente se moveu por causa dos dominós, sem eles ela nem existiria. Como