Desertificação
O tema desertificação tem preocupado cientistas, governos e população em todo o mundo. Levando-se principalmente em conta a questão da da possível escassez dos recursos hídricos, fica claro porque esta preocupação é bastante atual, exigindo ações que sejam eficazes. o que é desertificação ?
Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, nada mais é "a degradação da terra nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas".
Historico da desertificação
A discussão sobre a desertificação começa nos anos 30, a partir de um fenômeno ocorrido no meio oeste americano conhecido como Dust Bowl, onde intensa degradação dos solos afetou uma área de cerca de 380.000 km 2 nos estados de Oklahoma, Kansas, Novo México e Colorado. A comunidade científica iniciou uma série de pesquisas que levaram à caracterização deste processo, dando-lhe um nome: desertificação.
Já na década de 70, ocorreu uma grande seca na região chamada de Sahel, localizada abaixo do deserto do Saara, quando morreram de fome mais de 500.000 pessoas. Isto fez com que a comunidade internacional reconhecesse os impactos econômicos, sociais e ambientais do problema, estabelecendo um programa mundial de ação para combatê-lo. Pesquisadores de todo o mundo voltaram sua atenção para os fenômenos que ocorrem nas regiões semi-áridas, sujeitas a secas periódicas. A conclusão mais evidente é que essas áreas, por suas características físicas e limitações naturais, concentram as populações mais pobres e estão sujeitas à níveis mais elevados de degradação ambiental.
A discussão sobre desertificação teve uma grande evolução na década de 80 e o conceito utilizado consolidou-se na Agenda 21, documento discutido e aprovado durante a Conferência do Rio de Janeiro, Brasil, em