Ondas Eletromagnetica Completo
DEFINIÇÃO
Para entendermos o que são ondas eletromagnéticas é muito importante nossa capacidade de imaginação. Isso porque uma das principais características de uma onda eletromagnética é o fato de ela não precisar de um meio material para se propagar.
As ondas eletromagnéticas são pulsos energéticos capazes de se propagar no vácuo. Elas são criadas a partir da interação entre um campo elétrico e um campo magnético.
As ondas eletromagnéticas foram descritas matematicamente pelo físico escocês James Clerk Maxwell no século XIX. Ele se baseou nas equações dos cientistas: Coulomb, Ampere, Gauss e Faraday, dando a elas uma nova visão e formando um conjunto de quatro equações que demonstram a interação entre o campo elétrico e campo magnético e suas relações com a voltagem e a corrente elétrica.
A luz é uma energia radiante que impressiona os olhos e é chamada, de forma mais técnica, de onda eletromagnética. Chamamos de onda eletromagnética o tipo de onda formada por um campo elétrico e outro magnético que são perpendiculares entre si e que se deslocam em uma direção perpendicular às duas primeiras.
Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequências.
PROPRIEDADE DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Algumas propriedades podem ser observadas em todos as ondas eletromagnéticas, independente da forma como estas ondas foram criadas, são elas:
Os campos elétrico e magnético são perpendiculares à direção de propagação da onda;
O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético;
Os campos variam sempre na mesma frequência e estão em fase.
Observe na figura abaixo o comportamento dos campos elétrico e magnético nestas ondas:
A figura mostra a direção do campo magnético, do campo elétrico e da propagação da onda eletromagnética
Veja