Espectro eletromagnetico
O espectro (ou espetro) eletromagnético é o intervalo completo da radiação eletromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as micro ondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os raios X, até aos radiação gama.
A radiação eletromagnética são ondas que se auto-propagam pelo espaço. Parte de todo o espectro consegue ser interpretada através do olho dos diversos animais e, para cada espécie, denomina-se essa fatia de luz de luz visível. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem decrescente da onda são: ondas de rádios, micro-ondas, radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, Raios-X e Radiação Gama.
Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos. Tais ondas eletromagnéticas são também denominadas ondas hertzianas e popularmente conhecidas como ondas de radio freqüência ou simplesmente ondas de rádio.
As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rádio variando o comprimento de onda.
A radiação ultravioleta (UV)
Existem certas lâmpadas ultravioleta que emitem comprimentos de onda próximos à luz visível entre 380 e 420 nm. Estas são chamadas de lâmpadas de "luz negra". A diferênça para a luz negra, é que esta não possui o revestimento de fósforo, deixando, assim, passar toda radiação ultravioleta.
Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Conrad Röntgen. Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência,