Espectro Eletromagnético
O que são:
Quando os vários tipos de ondas eletromagnéticas são ordenadas levando-se em conta sua frequência, seu comprimento de onda, ou pelo modo em que são produzidas, o arranjo obtido é chamado de espectro eletromagnético. Ele se divide em: ondas de rádio, microondas, infravermelho, raio X, ultravioleta, visível e gama.
Todas essas ondas propagam-se no vácuo com a mesma velocidade (3x108 m/s) e podem ser originadas pela aceleração de uma carga elétrica. Então, sempre que uma carga elétrica é acelerada, ela irradia certo tipo de onda eletromagnética, que irá depender do valor da aceleração da carga.
Ondas de rádio
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas que apresentam frequências mais baixas (até cerca de 108 hertz). Elas recebem este nome porque são usadas pelas estações de rádio para realizar suas transmissões. Nessas estações existem circuitos elétricos especiais que provocam a oscilação de elétrons da antena emissora (normalmente esses circuitos são instalados em lugares altos). Esses elétrons, portanto, estão sendo continuamente acelerados e por isso emitem as ondas de rádio que transportam a mensagem da estação.
Microondas
Outra frequência mais elevada do que as ondas de rádio, são as ondas eletromagnéticas denominadas microondas. Elas têm frequências que variam entre 108 e 1011 hertz. Elas são utilizadas amplamente pelos sistemas de telecomunicação.
Infravermelha
As ondas eletromagnéticas com frequências de 1011 a 1014 hertz são as ondas que constituem as radicações infravermelhas. A radiação infravermelha é emitida em grande quantidade pelos átomos de um corpo aquecido, os quais se encontram em constante e intensa vibração. O calor que sentimos quando estamos próximos de um metal aquecido é, em grande parte, devido aos raios infravermelhos que são emitidos por este metal e absorvidos pelo nosso corpo.
Radiação visível
As ondas de radiação visível possuem frequência entre 4,6x1014 e