ONDAS ELETROMAGNETICAS Julho
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de conceituar e classificar as ondas eletromagnéticas.
As ondas são pulsos energéticos que se propagam no espaço transportando energia, podem ser de dois tipos: Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para se propagar; e Ondas eletromagnéticas: que podem se propagar no vácuo.
As ondas eletromagnéticas foram descritas matematicamente pelo físico escocês James Clerk Maxwell no século XIX. Ele se baseou nas equações dos cientistas: Coulomb, Ampere, Gauss e Faraday, dando a elas uma nova visão e formando um conjunto de quatro equações que demonstram a interação entre o campo elétrico e campo magnético e suas relações com a voltagem e a corrente elétrica. Estas equações passaram a ser conhecidas como equações de Maxwell e são à base do eletromagnetismo. Maxwell também provou que a luz é uma onda eletromagnética e que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a velocidade da luz (c = 3.108 m/s). Todas estas contribuições, o tornaram tão importante para o eletromagnetismo, quanto Isaac Newton é para a mecânica.
Propriedades das ondas eletromagnéticas
Algumas propriedades podem ser observadas em todos as ondas eletromagnéticas, independente da forma como estas ondas foram criadas.
Os campos elétrico e magnético são perpendiculares à direção de propagação da onda;
O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético;
Os campos variam sempre na mesma frequência e estão em fase.
Na figura abaixo observa-se o comportamento dos campos elétrico e magnético nestas ondas:
A figura mostra a direção do campo magnético, do campo elétrico e da propagação da onda eletromagnética
No campo magnético (B) se propaga na direção z, o campo elétrico (E) se propaga na direção y. Já a onda segue na direção x todas perpendiculares entre si.
As ondas eletromagnéticas, assim como todas as ondas, são caracterizadas por três grandezas, são elas:
Período: é o tempo que a onda leva