Radiação
Curso Técnico Segurança do Trabalho
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Julho 2013
ADRIANO COSTA
FABIANO BISPO
ÉRIKA ROCHA CHAGAS
MARIA DO ROSARIO
TUARA DE OLIVEIRA
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Física Aplicada, ministrada pelo Profº Kim Veiga.
VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
Julho 2013
Introdução
As radiações estão presentes em nosso dia a dia em várias atividades. Também são usadas em diversas áreas e segmentos. A radiação está classificada em dois grupos principais, a radiação ionizante e não ionizante.
Radiação é um fenômeno físico pelo qual a energia é transportada através do espaço em forma de raios. A absorção dessas radiações pelo organismo é responsável pelo aparecimento de diversas lesões e males.
Radiações não ionizantes possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originados do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização".
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
Todos os corpos emitem radiação, bastando para isso estar à determinada temperatura. A radiação não ionizante é aquela que tem frequência igual ou menor que a da luz solar e, apesar de ser incapaz de alterar o átomo, pode causar problemas de saúde. Esse tipo de radiação está presente nos raios X, celulares e frequências de rádio, além da própria radiação emitida pela rede de distribuição de energia de 60 Hz. Está demonstrado, por exemplo, que as micro-ondas podem causar, além de queimaduras, danos ao sistema reprodutor.
A