Oliver Twist
Romance de Charles Dickens publicado, inicialmente, em fascículos, entre 1837 e 1839.
A ação desenrola-se no século XIX e centra-se na personagem de Oliver Twist que vive, miseravelmente, num orfanato, em Inglaterra. Mais tarde, o jovem é entregue a um proprietário de uma funerária que o maltrata. Após um desacato com um outro empregado da casa, Oliver foge e vai para Londres.
Exausto e esfomeado, o rapaz é acolhido por um grupo de jovens ladrões, que trabalham para o velho Fagin. Do grupo de criminosos faz parte o ladrão Bill Sikes e a sua amante, Nancy.
Um dia, Oliver é indevidamente acusado de roubo, mas salva-se graças à intervenção de Mr. Brownlow, a vítima do roubo que, a partir dessa altura, se torna benfeitor e responsável pela educação do órfão. Todavia, Fagin e Sikes, receosos da denúncia de Oliver, conseguem ardilosamente raptá-lo, obrigando-o a participar no assalto à residência do seu benfeitor, assalto, no entanto, mal sucedido.
Arrependida, Nancy procura redimir-se do mal que fizera, impedindo-o de ser feliz. Contacta então Mr. Brownlow, dando-lhe pistas sobre o paradeiro de Olivier. Sikes, apercebendo-se da atitude da amante, assassina-a. Mr. Brownlow, juntamente com a polícia, descobre, por fim, o esconderijo de Fagin. Este é preso e Sikes morre na fuga desastrosa. Oliver é liberto e regressa à tutela do seu benfeitor.
O romance pretende sobretudo relatar a delinquência causada por precárias condições da sociedade inglesa da época. A obra foi adaptada para cinema. Destacam-se os filmes realizados por David Lean (1948) e Roman Polansky (2005).
Depois de visualizar este filme na aula de CP 1 e 2 de quarta-feira dia 18-03 creio que o Artigo da Declaração dos Direitos do Homem que mais se identifica com o filme é o artigo 25º.
ARTIGO 25.º
1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao