Oligopólios
Origem: do grego “oligo”, poucos, e “polein”, vender, significando “poucos para vender”.
No oligopóliosão poucos os fornecedores, cada um detendo uma grande fatia do mercado.
Nele, os bens produzidos podem ser homogêneos (com características idênticas, uniformes e semelhantes, como: alumínio e cimento) ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço.
TIPOS DE OLIGOPÓLIO
CONCRENTRADO – onde um número pequeno de empresas domina um determinado setor. EX.: indústria farmacêutica
DIFERENCIADO – onde a disputa acontece devido à diferenciação do produto, havendo um esforço competitivo centrado em publicidade, comercialização e inovação, não sendo habitual, portanto, a concorrência de preços. Ex.: indústria automobilística
DIFERENCIADO CONCENTRADO–combina aspectos do centrado e do diferenciado: as inovações técnicas, muito dependentes da importância do produto e da sua durabilidade. Quando ocorrem têm um impacto profundo na distribuição do mercado.
COMPETITIVO – um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas.
FORMAS DE ATUAÇÃO DAS EMPRESAS OLIGOPOLÍSTAS
CARTEL – ocorre quando grandes empresas do mesmo setor fazem um acordo para dominar o mercado praticando o mesmo preço (normalmente mais alto do que ocorreria com a livre concorrência).
TRUSTE – ocorre quando um conjunto de empresas se associam para constituir uma única operação, ou seja, teoricamente são concorrentes mas na prática, os donos e os maiores acionistas são os mesmos.
HOLDING – ocorre quando uma grande empresa é criada para administrar outras, portanto é quase um cartel, pois uma empresa contra a outra por maioria acionária. Apesar de ser legal em muitos países, é desleal pois elimina ou dificulta a concorrência.
DUMPING – ocorre quando grandes empresas colocam seu preço abaixo do custo de produção, com a finalidade de