Oligopólios - resumo
Oligopólios no Brasil
Definimos Oligopólio (do grego oligos, poucos +- polens, vender) uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Desde a época de Getulio Vargas já havia instalado no Brasil o sistema de Oligopólio onde sofreu a primeira derrota para o Monopólio com a criação da Petrobrás. A idéia era criar uma empresa do governo para executar todo trabalho em relação ao petróleo, com isso demais empreendedores do ramo petrolífero se juntaram para que isso não acontecesse e outras empresas pudessem explorar essa fonte natural.
Também no ramo automobilístico estava claro o Oligopólio. Empresas se instalavam no Brasil reunindo empresários do seguimento. Nos dias atuais notamos que isso ainda ocorre esse ajuntamento de montadoras para derrubar e vetar a entrada de novas empresas no Brasil. Os industriais colocam o preço nos carros e não admitem que outras empresas tenham seus valores reduzidos ainda mais que empresas estão apostando em tecnologia e baixo custo para mão de obra.
Temos outros exemplos como linhas aéreas, banda larga, bancos, etc. A tendência do mercado é cada vez mais acontecer às fusões, principalmente por parte de empresas que estão com processos definidos tornando seus produtos competitivos. Devido à possibilidade de acontecer à monopolização, existe uma equipe no governo que estuda essa situação para autorizar essa fusão. No Brasil, o mercado de automóveis é dominado por apenas seis indústrias automobilísticas: Volkswagen, Fiat, General Motors, Ford, Honda e Toyota. Observe que não estamos incluindo as indústrias de caminhões, ônibus e tratores.
Outras atividades ou setores onde se verifica o oligopólio são: indústrias de lâmpadas elétricas, de lâminas de barbear, de cimento, de cigarros, etc.
Quando as empresas que constituem um oligopólio se juntam através de acordo e decidem, tirar o maior