portfólio individual
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
estrutura de mercado do setor supermercadista
Itumbiara, Goiás
2014
estrutura de mercado do setor supermercadista
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário. Semestre 1º e 2º.
Orientador: Regina Malassise
Marcelo Caldeira Viegas
Wilson Sanches
Itumbiara, Goiás
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Este portfólio tem por objetivo abordar a estrutura do setor supermercadista do Rio Grande do Sul. Será exposto qual o tipo de estrutura deste setor, a importância dos métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial para a sobrevivência de uma empresa, e sobre a atual fase do capitalismo neste setor.
DESENVOLVIMENTO
MICROECONOMIA E MACROECOMIA
O setor de supermercadista do Rio Grande do Sul nos apresenta que, em termos de concentração, as quatro maiores redes de supermercados da região responderam por 47,25% do faturamento do setor há 10 anos. Consideramos assim um mercado oligopólio. Um mercado é oligopólio quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço. Caso as quatros maiores firmas possuíssem 60% do mercado seria considerado oligopólio forte e fraco quando este grupo domina até 40% do mercado, no caso deste mercado do Rio Grande do Sul é considerado um oligopólio fraco.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
No mercado competitivo como o oligopólio as empresas que se diferenciam economicamente são aquelas capazes de entender as informações do mercado e usá-las ao seu favor de maneira eficiente. Para isso os métodos