Resumo de oligopolio
CURSO DE DIREITO
ECONOMIA
Profª: Mônica Mansur
1º SEMESTRE – NOTURNO
OLIGOPÓLIO
Equipe:
Alanna Ellen M. A. Girardi
Danny Luis Girardi Barbosa
Mônica Guimarães
Mônica Lopo
Paula Edilene R. Marcula
Sérgio Teixeira
Itabuna, 25 de setembro de 2012.
OLIGOPÓLIO
A palavra oligopólio é de origem grega, formada por dois conceitos: oligo (poucos) e pólio (comercio, vendedor) por isso significa precisamente poucos vendedores. Quando nos deparamos em uma situação onde precisamos comprar alguma coisa ou adquirir algum serviço, mas não temos muitas escolhas, pois poucas empresas oferecem tal serviço ou produto, podemos dizer que existe um oligopólio naquele setor, pois apenas um pequeno grupo de empresas domina o setor.
Como existem poucas empresas no setor, cada participante dessa, estão sempre atentas às ações e atividades dos outros, pois as ações individuais de cada empresa afeta diretamente a outra e como na verdade os que todas elas buscam que são lucros cada vez maiores, acabam colaborando entre elas para manter o poder e evitar que com ações mais ousadas, possam diminuir a margem de lucro e com isso todas sairiam perdendo.
CARACTERÍSTICAS
O mercado de oligopólio possuem algumas características bem definidas, que são: * Poucas empresas dominam o mercado. * Cooperação entre as firmas, agindo como monopolistas e produzindo uma pequena quantidade de produtos e cobrando preços acima do custo marginal. * Criação de barreiras para a entrada de novas empresas * Produto diferenciado e/ou prestados * Concorrência imperfeita
As organizações podem fazer parte desse mercado das seguintes formas: * Oligopólio concentrado – onde um pequeno número de empresas domina um determinado setor. * Oligopólio competitivo- onde um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas.
Quem perde com esse mercado oligopólio é o consumidor, por não haver a livre concorrência