Funcionamento dos freios abs dos carros
O ABS funciona liberando a roda travada durante uma frenagem * Possui 4 componentes principais: * Sensores de velocidade * Bomba * Válvulas * Controlador * Sensores de velocidade: * Determinam a velocidade de cada roda individualmente ou através do diferencial * Válvulas: * Aliviam a pressão em uma dada roda * Bomba: * Mantém a pressão mesmo com a válvula aberta * Controlador: * Monitora os sensores e controla as válvulas * O sistema ABS procura por desacelerações bruscas nas rodas. * Ao detectá-las o sistema alivia a pressão no freio da roda em questão. * Alguns sistemas de ABS realizam até 15 ciclos por segundo, o que pode causar vibração no pedal de freio.
Tipos de freios antitravamento * Os sistemas de frenagem antitravamento usam diferentes métodos, dependendo do tipo de freios em uso. Iremos falar sobre os 3 tipos mais importantes: - Quatro canais, quatro sensores ABS - Três canais, três sensores ABS - Um canal, um sensor ABS
Quatro canais, quatro sensores ABS * Este é o melhor método. Há um sensor em todas as rodas e uma válvula separada para cada uma. Com essa configuração, a unidade controladora monitora cada roda individualmente para assegurar a máxima potência de frenagem.
Três canais, três sensores ABS * Este método, comumente encontrado em caminhonetes com ABS nas quatro rodas, tem um sensor de velocidade e uma válvula para cada roda dianteira, com uma válvula e um sensor para as duas rodas traseiras. O sensor de rotação para as rodas traseiras está localizado no eixo traseiro.
Um canal, um sensor ABS * Este sistema é bastante comum em caminhonetes com ABS nas rodas traseiras. Possui apenas uma válvula, a qual controla ambas as rodas traseiras, e um sensor de rotação situado no eixo traseiro. Este sistema opera na parte traseira da mesma