Oligopólio
-------------------------------------------------
Definição (1)
Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.
As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores.
-------------------------------------------------
Definição (2)
O oligopólio é a forma de mercado que atualmente prevalece nas economias do mundo ocidental. Ele pode ser conceituado como uma estrutura de mercado em que um pequeno número de firmas controla a oferta de um determinado bem ou serviço. De acordo com essa conceituação, a indústria automobilística é um exemplo de indústria com pequeno número de firmas. Entretanto, o oligopólio pode também ser entendido como sendo uma indústria em que há um grande número de firmas, mas poucas dominam o mercado.
Como exemplo, podemos citar a indústria de bebidas.
HIPÓTESES BÁSICAS DO OLIGOPÓLIO (Só achei essa) * Existência de poucas empresas detendo uma fatia significativa da oferta de mercado; * Existência de dificuldades para se entrar neste segmento; * As poucas empresas produzindo produtos homogêneos ou diferenciados. * Diante destas características pode-se destacar a atuação dos seguintes tipos de oligopólios: * OLIGOPÓLIOS PUROS; são aquelas